quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Rio de Janeiro, Fevereiro e Março...

Em Agosto de 2010, viajei para o Rio, com o propósito de passar duas semanas a espera do voo para Lisboa - mas isto é outra história - fiquei na casa de uma amiga ao pé do Morro do Alemão, cheguei e de cara senti logo que o clima estava começando a esfriar e eu que vinha de Belém, uma cidade que fica ali na Amazônia onde faz calor o ano inteiro, obviamente não tinha agasalho nenhum para além de calças e jaquetas jeans, além de perceber que haviam muitos morros e tudo era novo no jeito em que a cidade se organizava.

Uma das primeiras diferenças referentes a organização estava na locomoção, onde você precisa apanhar mais de um tipo de transporte para chegar aos locais mais distantes, foi só então que andei de metrô pela primeira vez, totalmente perdida sobre como proceder e onde comprar bilhetes, mas minha amiga foi a salvadora da pátria e me orientou direito na primeira viagem. 


Ao sair para os centros comerciais mais antigos do Rio, acabei ficando feliz em ver que haviam mais semelhanças do que diferença entre as regiões do Brasil, como ritmo acelerado das pessoas nas ruas cheias de suas sacolas e preocupações, os ambulantes a tentar chamar atenção do público das mais variadas e criativas formas, a multidão indo em direções totalmente diferentes, e cada um se achando no direito de crer que seu compromisso é mais sério ou mais urgente que o do outro.

Lembro-me bem de ter ido a Copacabana encontrar um outro amigo que tinha ido para o Rio estudar, e ele muito bem vestido para o frio, levou-me pelas principais ruas próximas a praia, além de apresentar as devidas esculturas expostas e feitas de areia, as barracas de coco que os vendiam por um preço que pra mim parecia inacreditável, mas depois me dei conta de que aquilo era para "Turistas" e não "turistas" como eu. Não fui ao Cristo Redentor nem ao Pão de Açúcar, porque estava com o dinheiro contado e não me permiti certos luxos.

Imagem de anamartartedesign.blogspot.com

Enfim, o Rio que eu conheci, não foi cheio dos lugares que sempre são vistos em novelas globais e ou filmes famosos, o meu Rio, foi alo tranquilo e cheio de cheiro familiar, fui muito bem acolhida pela família da amiga que me recebeu e me hospedou. Tive direito a churrasco, feijão no copo, bolo de morangos, abraços e muito mimo de todos.

Adorei a viagem não porque fui e vi lugares incríveis, mas sim por quê conheci pessoas incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário