quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Salvador das Ladeiras

Olá Viajófilos

Escolhi este título para a nossa postagem do dia, pelo fato de que ao lembrar de Salvador, a primeira coisa que me vem na cabeça é de ter sofrido com as ladeiras que existem lá, já que Belém é muito plana e tem as ruas em sua maioria, bem niveladinhas.

http://diocir.blogspot.pt/

Viajei por conta de um congresso da minha área que estava a acontecer na cidade, e lembro que não era uma época de alta do turismo na cidade, então as praias, avenidas, pontos turísticos tinham a vantagem de não estarem lotados de gente, com filas intermináveis e toda essa chatice - que pra mim é um horror - de viagens no período de "férias coletivas" e o mundo resolve viajar. 

delima.soup.io

Pois bem, o primeiro lugar que fui visitar, foi o Centro histórico, a começar pelo Pelourinho e com direito a trancinhas no cabelo como uma boa turista pronta para carregar no sotaque soteropolitano e fazer amizade assim que pudesse, pois eu aprendi com o Michael.


Simplesmente A-D-O-R-E-I o lugar, com vários cafés, lojas de artesanato que te fazem pensar que nem de longe você tem dinheiro suficiente para levar o que gostaria - ainda mais sendo aluna bolsista de graduação como eu era -, assisti o ensaio do Olodum, fui ao Convento de São Francisco, e assim como todo mundo, fiquei triste por não poder tirar fotos lá dentro, mas é para o bem do patrimônio e temos que respeitar. E o melhor de tudo é que consegui fazer todo este turismo em uma tarde, olha só que felicidade gente!


O segundo tour que fiz, foi até o Mercado Municipal de Salvador ou Mercado Modelo. Gente para tudo! Que coisa mais linda são aquelas barraquinhas, cheias das mais variadas coisas, desde artesanato, comida até leitura da mão e vidência. No mercado comi pela primeira vez o famoso Acarajé e foi amor a primeira dentada, desde então falo muito bem dele a quem quiser ouvir. Experimentei também um doce chamado colchão de solteira, feito de coco e com a consistência dura e fininho - fiquei vários minutos a tentar ligar o nome com o aspecto do doce, mas enfim!. Nesta área da Cidade você pode aproveitar e fazer um combo: MERCADO MODELO + ELEVADOR LACERDA, que tem uma vista maravilhosa.
Mercado Modelo e Elevador Lacerda no entardecer (saullopaes.com)

Dentro do Mercado Modelo (flickr do rbpdesigner)

Passei poucos dias por lá, e me hospedei com um grande grupo de excursão numa pousada, comi em restaurantes populares, comprei artesanato, visitei alguns pontos turísticos e lembro que na época (2008) levei comigo cerca de R$500 reais para despesas por lá e mais R$200 reais de hospedagem. Se alguém também já viajou para Salvador na lisura como eu e foi depois de 2008, deixem nos comentários aí em baixo, informações sobre o custo médio da viagem, e se passou algum aperto ou deu tudo certinho, ok?!


Bom Viajófilos, este foi meu "post-resumão", sobre a ida a Salvador. Espero que tenham gostado e estou curiosa para saber a opinião de vocês sobre ele.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário